Notícia

PROTESTO FÁCIL

terça, 02 de julho de 2019
PROTESTO AGORA É COM A ACESJ.
RÁPIDO, FÁCIL E ONLINE.
 
O QUE É O PROTESTO ONLINE?
Nome dado a solução que dá acesso a empresa e profissionais liberais diretamente no sistema dos cartórios do Paraná, para protesto de dívidas vencidas e não pagas.
 
PARA QUE SERVE?
Para empresas ou profissionais liberais que realizam vendas ou prestem serviços com prazo para pagamento.
 
QUE TIPO DE TÍTULO PODEM SER INCLUÍDOS?
53 tipos de documentos. A grande maioria dos títulos são DMI (duplicata mercantil por indicação) ou DSI (duplicação de serviços por indicação), que dispensem o envio da imagem do documento.

 

ATENÇÃO!!!

PARA ADERIR, SUA EMPRESA DEVE PROVIDENCIAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS:
 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

1 - TERMO DE ADESÃO PREENCHIDO MANUALMENTE do convênio com o Instituto de Estudo de Protesto de Títulos - Secção Paraná. (anexo)

(reconhecer firma se for enviar via postal ou assinado digitalmente se for enviar por e-mail)

 

Os demais documentos necessários são:

2 - Cópia do Contrato Social; (última alteração)

3 - Cartão CNPJ;

4 - RG, CPF, ou CNH do responsável que assinar o convênio;

5 - Ficha cadastral (anexo) Preencher e devolver;

6 - Procuração do responsável que assina pela empresa; (quando houver)

 

ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO:

1 - VIA EMAIL:

 

ACESJ – acesjsaojoao@gmail.com

 

Obs. Formato PDF e termo de adesão assinado digitalmente.

 

2 - VIA POSTAL:

 

Envio da documentação física para o Cartório de Protesto para ser enviado ao CRA via malote.

 

Leia atentamente:

 - Com advento da Lei Estadual 19.350, art.5., que institui diferimento para o Estado do Paraná, as empresas que firmarem convenio com o órgão de Classe (IEPTB Instituto....) receberam a isenção de emolumentos e taxas devidas por lei. Os pagamentos de emolumentos e taxas ficam a cargo do devedor no ato do pagamento em cartório ou no cancelamento do protesto já lavrado. 

- A CONVENIADA ficará responsável pelo pagamento de emolumentos e taxas devidas por lei junto aos cartórios, no caso dos títulos enviados de forma indevida pela empresa (cobranças já quitadas ou inexistentes). As cobranças serão efetuadas pelo Tabelionato nos seguintes procedimentos: solicitação de desistência do título no prazo do tríduo ou no cancelamento após o protesto lavrado. 

- O convênio é isento de mensalidades junto ao IEPTB-PR.

- A cobrança será realizada com base na cláusula segunda das ATRIBUIÇÕES DO CONVENIO e acordo firmado entre as partes no Termo de adesão. As cobranças serão efetuadas por título inserido no sistema. Títulos devolvidos pelo Tabelionato, por envio indevido da CONVENIADA, terão suas cobranças mantidas. Durante o mês que não tiver inserção não haverá cobrança. 

- A CONVENIADA, recebera do IEPTB-PR/CRA, login e senha de acesso ao sistema para envio eletrônico dos títulos a protesto. Todos os títulos inseridos e enviados são de responsabilidade da CONVENIADA. 

- Algumas espécies de dívidas necessitam da apresentação de documento comprobatório, ou seja, envio da imagem junto a informações eletrônica. Consulte-nos para saber maiores informações. 

- Os títulos enviados são qualificados pelo Tabelionato de Protesto. Serão verificados requisitos obrigatórios por lei. Caso as informações enviadas não atendam os requisitos, os títulos serão devolvidos para CONVENIADA, para que sejam retificados. 

- Em caso de títulos enviados pela CONVENIADA para cobrança bancaria e não pagos na data do vencimento, a CONVENIADA deverá entrar em contato com o banco responsável e bloquear as seguintes funções: instrução de envio do boleto a protesto após o vencimento e opção de pagamento ou emissão de 2° via após o vencimento. Recomendamos que esse processo seja realizado no ato da emissão dos boletos.

- Qualquer dúvida a CRA-PR prestará o suporte necessário.

CRA - Central de Remessa de Arquivos - IEPTB-PR
Avenida Visconde de Guarapuava, 2764 - sala 1808 à 1811  - Centro  - Curitiba  - PR 
CEP 80010-100  *  Fone: (41)3779-9731

 

 

IMPORTANTE: Na manhã de 16 de julho de 2019, a partir das 09:00 hs teremos uma explanação no auditório da ACESJ sobre o PROTESTO FÁCIL. Marque em sua agenda e participe.
 
 
Fonte: